"Poucas cidades tem uma pista publica, como aqui em Araguari, para a prática dessa modalidade, procuramos sempre mante-la em condições de uso exatamente para ser explorada inclusive por turistas que vem de outras cidades" diz o Secretário de Esportes e Juventude Sebastião Naves
Na História do Motocross temos de nos reportar à
Inglaterra pelos finais dos anos de 1890, onde a pacata moda de pilotar pelo
campo começou. Os motociclistas da época correndo com suas motos entre árvores
e pelo leito seco dos riachos acabaram gerando competições acirradas.
A
primeira prova de motociclismo que se tem conhecimento aconteceu no dia 29 de
novembro de 1897, em Surrey, subúrbio de Londres, na Inglaterra. A prova,
chamada de Motorcycle Scrambles (Subidas de Motocicleta) foi o nascimento do
motociclismo de competição que ainda não tinha a separação entre Motovelocidade
e Motocross. Aliás, os ingleses criaram a expressão "Se existe alguma
coisa melhor que motocicleta, Deus guardou-a para si no céu" ("If
there is anything better than a motorbike, God must have kept for him in
heaven").
Segundo a
História e muitos relatos, a partir desta prova foi criado um circuito fechado
com relevo natural na terra entre subidas, decidas, barrancos, curvas e
obstáculos dos mais diversos tipos, continuando com o nome de Scramble
(Subida). Após a maior difusão e maior prática da modalidade pela Europa, foi
em meados de 1920, quando começou a ser conhecido na Holanda e Bélgica, que a
modalidade ganhou o nome de Motocross.
No
início, o esporte era praticado com máquinas inglesas derivadas das motos de
turismo de série, que embora modificadas, ainda eram muito pesadas e pouco
ágeis. Relata a História que foi um piloto inglês quem construiu a primeira
motocicleta específica para a modalidade, uma moto esportiva com adaptações
para o Motocross. A primeira competição internacional foi na França, em 1939,
mas por muito tempo o Motocross não seria reconhecido internacionalmente como
esporte. Em 1957 a Federação Internacional de Motociclismo, que havia sido
criada em 22 de dezembro de 1904, organizou o 1º Campeonato Mundial de
Motocross.
História do inicio do Motocross
no Brasil.
O esporte
com motocicletas chamado off-road (fora-de-estrada) em suas várias categorias e
modalidades, já era praticado na Europa, desde os primórdios da motocicleta.
No Brasil, a primeira geração de motociclistas, nas décadas de 40 e 50, já ensaiavam algumas competições e logicamente, por falta de estradas pavimentadas, muitas delas eram verdadeiras corridas off-road.
No Brasil, a primeira geração de motociclistas, nas décadas de 40 e 50, já ensaiavam algumas competições e logicamente, por falta de estradas pavimentadas, muitas delas eram verdadeiras corridas off-road.
No final
dos anos 60, alguns aventureiros ensaiavam pequenos saltos e enfrentavam terra
e lama com moto "street", fazendo pequenas adaptações, retirada dos
para-lamas, dos faróis, etc. Mas foi a iniciativa de um militar reformado que
trabalhava em construção de estradas no Paraná, que iniciou
"oficialmente" o Motocross no Brasil!
Ernesto Ricardo Buik, o "Avestruz", observando o esporte no exterior, tentava convencer a Federação Desportiva Paranaense a organizar uma prova de Motocross, mas seu esforço foi em vão.
Ernesto Ricardo Buik, o "Avestruz", observando o esporte no exterior, tentava convencer a Federação Desportiva Paranaense a organizar uma prova de Motocross, mas seu esforço foi em vão.
Em junho
de 1971, Rubens Kurt Hermann, assume o Conselho Técnico de Motociclismo do
Paraná, e aliado à Avestruz, inicia a construção de uma pista, num terreno
acidentado no Bairro de São Brás, próximo à Rodovia do Café, em Curitiba.
A primeira prova oficial foi marcada para 11 de julho de 1971. Para surpresa dos organizadores, muitos pilotos se inscreveram, inclusive dois paulistas. O jovem Denísio Casarini com uma Yamaha JT-1 50cc e Nobuiro Saruwatari com uma Yamaha AT-1 125cc.
Na época, Denísio só havia disputado uma prova, as 500 Milhas de Interlagos, e trabalhava no Departamento de Promoção da Yamaha. Havia ido à Curitiba apenas para divulgar a nova motocicleta Trail da Yamaha. Acabou participando e vencendo a prova.
A primeira prova oficial foi marcada para 11 de julho de 1971. Para surpresa dos organizadores, muitos pilotos se inscreveram, inclusive dois paulistas. O jovem Denísio Casarini com uma Yamaha JT-1 50cc e Nobuiro Saruwatari com uma Yamaha AT-1 125cc.
Na época, Denísio só havia disputado uma prova, as 500 Milhas de Interlagos, e trabalhava no Departamento de Promoção da Yamaha. Havia ido à Curitiba apenas para divulgar a nova motocicleta Trail da Yamaha. Acabou participando e vencendo a prova.
No Estado
de São Paulo, no dia 13 de fevereiro de 1972, na cidade litorânea de Itanhaém,
com o apoio do Santos Moto Clube e patrocínio e organização da Yamaha Edgard
Soares, foi realizada a primeira prova de Motocross considerada oficial.
A prova
que foi assistida por mais de 3.000 pessoas, reuniu 13 pilotos.
Foi dividida em 3 baterias, sendo as duas primeiras em 4 voltas e a última em 6 voltas, num circuito com 1.260 metros, onde três quartos eram em um terreno muito acidentado, num morro junto à praia. As motos após subirem uma ladeira íngreme, saltavam no ar ao atravessarem sucessivas lombadas. Walter "Tucano" Barchi venceu as 3 baterias com uma Yamaha 125 AT2 MX.
Foi dividida em 3 baterias, sendo as duas primeiras em 4 voltas e a última em 6 voltas, num circuito com 1.260 metros, onde três quartos eram em um terreno muito acidentado, num morro junto à praia. As motos após subirem uma ladeira íngreme, saltavam no ar ao atravessarem sucessivas lombadas. Walter "Tucano" Barchi venceu as 3 baterias com uma Yamaha 125 AT2 MX.
O
primeiro estrangeiro que se tem notícia que correu no Brasil foi o Uruguaio
Roque Colman, em 1973, ele reside até hoje no país e aos 70 anos de idade ainda
pratica o Motocross.
Hoje o
Motocross é um dos esportes mais reconhecidos no mundo das motocicletas, é
altamente profissional com motos fabricadas especificamente para a sua prática
e também com muitos equipamentos de segurança, transformado em um esporte radical
de muita tecnologia.
No Brasil
são inúmeros os ídolos e em Araguari o numero de praticantes é bastante expressivo levando a uma demanda de várias competições no decorrer do ano pra atender a grande demanda existente. Mais informações, regulamento e inscrições podem ser feitas no sitio eletrônico: www.aspamoto.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário